sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Visitas ao Arquivo Municipal

Uma visita ao Arquivo Municipal

No dia 10 de novembro, a turma A4C foi à vila mais antiga de Portugal, Ponte de Lima, e quando lá chegamos fomos ao Arquivo Municipal:
-O que é isso?-pensam vocês.
O Arquivo Municipal é um lugar onde se guardam livros raríssimos e também livros muito antigos, o contrário de uma biblioteca, pois uma biblioteca tem livros muito recentes.
No Arquivo fizemos uma atividade relacionada com ”Pintor por um dia”, ou seja, nós fizemos uma pequena imitação de um pintor, vestimos umas batinhas, entramos numa sala com muitos cavaletes e quadros, deram-nos uma paleta com tintas e pusemos mãos à obra.
O tema que tínhamos de representar era um cartaz para as feiras novas. Ficamos um bocado apertados, mas isso não interessa! Quem acabou de fazer os cartazes, dirigiu-se para um espaço aberto onde brincamos a muitas coisas!
Eu adorei esta visita ao Arquivo Municipal e espero lá regressar muitas vezes!

   Leonardo Vieira A4C



Para que serve o arquivo?

No dia 12 de novembro a nossa turma foi a uma visita de Estudo ao arquivo.
Quando lá chegamos estivemos a ver de que é que eram feitas as capas dos livros antigos. Umas eram feitas de pele de animais e outras com um papel muito especial.
A minha amiga Tatiana vestiu-se com uma bata, umas luvas e uma máscara para demonstrar como é que faziam para limpar os bichos que vinham nos livros. Uns desses bichos eram as térmitas, as pulgas, os lepismas e as baratas.
Depois fomos para o piso de cima para ver a sala de quarentena que é onde se põe os livros com bichos.
Depois fomos até ao primeiro piso onde encontramos uma sala cheia de capas. Essas capas estavam lá todas guardadinhas, porque quem tivesse feito uma casa há mais de 30 anos estava lá a informação da casa.
Logo de seguida subimos para o segundo piso e assistimos a um pequeno teatro de sombras, onde mostrava o que eram as Feiras Novas.
Este dia foi espetacular e eu espero nunca mas nunca mais esquecer este maravilhoso dia!

                       Sara A4C

Sem comentários:

Enviar um comentário