sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Globalização do Património Local

No âmbito do Projeto Globalização do Património Local a turma A3B foi, uma vez mais, ao Museu dos Terceiros.
Desta vez os alunos ficaram a conhecer a história da vida de S. Francisco de Assis, sabiamente contada pela Vânia. Puderam ainda visitar a biblioteca cheia de livros antiquíssimos, descobrir e observar várias imagens do Santo e montar um puzzle.
Foram atividades consideradas por todos como muito interessantes.
No dia seguinte, na escola, elaboraram um texto coletivo, que aqui se apresenta, sobre os aspetos mais importante da vida de S. Francisco, que tanto ajudou os pobres e de quem até aves gostavam.

A Vida de S. Francisco de Assis

Há muitos anos, numa cidade de Itália chamada Assis, vivia um casal muito rico, que vendia tecidos.
A mulher estava grávida e na hora do parto sentiu muitas dificuldades. Foi então que um mendigo bateu à porta e lhe disse que, para que o bebé nascesse bem, tinha de ir para um estábulo. O casal achou estranho, mas seguiu o conselho.
O bebé nasceu forte e saudável e os pais deram-lhe o nome de Giovanni di Pietro. Não se sabe ao certo porquê, mas todos lhe chamavam Francisco.
Ele cresceu muito feliz, cheio de energia, brincalhão e namorador e quando se tornou homem quis ser famoso. Para isso decidiu ir para a guerra e foi capturado pelos inimigos, ficando preso durante um ano.
Durante o tempo que esteve preso viveu em condições muito más e meditou muito.
Quando regressou a casa estava adoentado e com ideias diferentes. Começou a ir muitas vezes à missa, a dizer que ouvia Jesus e a roubar dinheiro ao seu pai para dar aos pobres.
O pai achou que ele estava maluco e trancou-o numa cave, mas a mãe sentiu pena dele e soltou-o.
Francisco continuou a dar tudo aos pobres e o pai levou-o ao tribunal para ser castigado. Lá ele tirou as roupas e entregou-as ao bispo, dizendo-lhe que era tudo o que tinha. O bispo não o castigou e cobriu-o com o próprio manto.
Francisco continuou a fazer o bem e a espalhar a palavra de Deus. Então começou a ter muitos seguidores que acreditavam nele e o admiravam.
Um dia Francisco teve uma visão em que Jesus lhe apareceu e lhe passou as cinco chagas.
S. Francisco fundou a Primeira Ordem Franciscana, para os homens. Depois fundou a Segunda Ordem, para as mulheres. Mais tarde foi fundada, para as pessoas comuns, a Terceira Ordem.
O seu falecimento aconteceu tinha apenas 44 anos.


Texto elaborado coletivamente pela turma A3B

Sem comentários:

Enviar um comentário