sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Projeto "Conta-nos uma História"

A Rita, prima da Leonor, veio ler a história Quanto vale a amizade?, da autoria de Maria Lúcia Carvalhas
Acompanhados pela professora titular, Fernanda Cunha, os alunos demonstraram, uma vez mais, o bom trabalho efetuado previamente, partilhando a informação que detinham sobre a escritora: designer de formação, professora de Artes Visuais desde 1982 que vive dividida entre a imagem e a escrita.
A autora tem outros livros para crianças mas este, escrito em português e romeno, foi o eleito.
Na história Quanto Vale a Amizade?, o João e a Maria convidam-nos a refletir sobre a importância de dar valor ao que temos, realçando a importância da amizade e da cumplicidade na nossa vida.
Numa estrutura ritmada, a narrativa convida à leitura em voz alta, o que a Rita fez muito bem. As ilustrações acompanham na perfeição as ideias patentes no texto, criando um universo que apela à participação dos leitores, este caso, ouvintes.
No final, desenvolveu-se uma conversa interessante em torno do conceito amizade, tendo os participantes referido ideias como “partilha de sorrisos”, “partilha de brinquedos e brincadeiras”, “ajudarmo-nos”… Questionados, à semelhança da história, sobre algo pelo que tenham especial estima mencionaram os seus animais de estimação, o gato e o cão, peluches e livros, orientando a conversa, também com a ajuda preciosa da professora Rosa Leonor, para a importância da leitura na nossa vida, em especial no que respeita ao sucesso académico e, mais tarde, pessoal e profissional.
Sem dúvida, momentos de partilha incomparáveis. Porque ler é…voar!

Obrigada, Rita, turma, professoras!



Este livro foi elaborado no âmbito do projeto Conta-nos uma história, em articulação com a biblioteca escolar.




Sem comentários:

Enviar um comentário