sexta-feira, 24 de março de 2017

Projeto “Conta-nos uma história”

No dia 3 de março a D. Manuela veio contar a história “A maior flor do mundo”, de José Saramago.
José Saramago lançou um desafio a todos os meninos que leram o seu livro, para reinventarem a sua história, desafio aceite pelos alunos da turma A4B.

A flor mágica

      Era uma vez um menino cujo seu passatempo favorito era brincar ao ar livre. Ele adorava a paisagem que o rodeava, pois esta era repleta de campos verdejantes e também havia um rio que antecipava uma grande colina. Nunca o menino se aventurava a ir para além do rio cristalino.
       Certo dia o menino achou que estava na altura de superar o desconhecido e ir à procura de terras novas para brincar. Foi então que subiu vagarosamente a grande colina que parecia guardar um segredo ainda maior que ela.
        Qual foi o seu espanto quando, cansado de subir e já no topo da colina, se deparou com apenas uma flor quase murcha e sozinha. De imediato o seu pensamento foi “O que fazer?”.
         Após alguns minutos a pensar, resolveu desenterrar muito cuidadosamente a flor e levá-la para a sua aldeia. Assim foi.
        Quando chegou ao seu destino, foi a correr plantar uma flor num canteiro que havia no centro da sua aldeia. Toda a gente que por lá passava dizia ao menino que a flor não voltaria a crescer. No entanto o menino todos os dias, ia regá-la com uma grande esperança que esta, um dia, voltasse a ter o seu brilho natural.
        Passadas algumas semanas a flor começou a crescer lentamente. Todos na aldeia ficaram muito espantados, até parecia que o menino tinha feito magia.

         A partir desse dia toda a aldeia voltou a alegrar-se ao ver a linda flor, que se tinha desenvolvido a partir de um pequeno mas bondoso gesto de uma criança.






Sem comentários:

Enviar um comentário