quarta-feira, 11 de abril de 2018

A caça às minhocas

No âmbito do programa de Estudo do Meio do 3º ano e envolvendo as atividades das Ciências Experimentais, os alunos da turma A3B realizaram uma atividade de campo com o objetivo de proporcionar o primeiro contato com as minhocas. As minhocas encontradas serviriam, posteriormente, para a realização duma experiência que pretendiam determinar a influência da luz no comportamento das minhocas.
A primeira reação dos alunos foi de repulsa e de medo em encontrar e tocar nestes seres frágeis e inofensivos. Sabendo que, as plantas dependem do solo, os animais herbívoros dependem das plantas e que os animais carnívoros alimentam-se dos animais herbívoros; a preocupação pela preservação do solo torna-se um ato humano importante para o ambiente.
Os alunos começaram por tentar encontrar as minhocas à superfície do solo e junto aos muros ou obstáculos existentes no jardim da escola. Esta estratégia não teve o sucesso desejado. Foi então, que os alunos passaram a fazer pequenas escavações com as pás de jardim para encontrar estes pequenos seres vivos. As pequenas escavações tiveram resultados mais agradáveis visto que se conseguiu encontrar um total de treze minhocas.
Transportadas atá à sala das ciências, fez-se a observação das diferentes minhocas recolhidas e guardaram-se num recipiente com terra e uma mistura de folhas secas e flores murchas.
Numa segunda aula, utilizou-se uma das minhocas para realizar a experiência que demonstrava que a luz influência o comportamento destes seres. A minhoca colocada à luz acabava por se esconder na parte mais sombria da caixa.
No final deste estudo, as atividades experimentais mostraram que as minhocas não são tão "insignificantes" como se pretendia e que a maior parte dos alunos tinha mudado de atitude perante a presença destes pequenos Lumbricus terrestris ou Minhoca-da-Terra.



Sem comentários:

Enviar um comentário