terça-feira, 24 de abril de 2018

Programa Passe

Há uns dias atrás, a nossa turma recebeu a visita de uma equipa do Centro de Saúde de Ponte de Lima, que veio dinamizar uma atividade no âmbito do Programa de Alimentação Saudável em Saúde Escolar.
Assistimos à dramatização de uma pequena história cujas personagens centrais eram o Simão Tristão e o Matias Alegrias.
O Matias Alegrias só comia alimentos saudáveis, enquanto o Simão Tristão só comia doçarias. Por essa razão, o Simão Tristão andava sempre triste e com dores de barriga. Por outro lado, o Matias Alegrias andava sempre bem-disposto.
Um dia encontraram-se no jardim e começaram a conversar, até que tiveram fome e foram lanchar. O lanche do Matias Alegrias era pão com queijo e leite. O lanche do Simão Tristão era bolo de chocolate e sumo. Então o Matias Alegrias percebeu que era por causa do lanche que o Simão Tristão andava sempre triste e doente e aconselhou o novo amigo a começar a comer lanches saudáveis.
Por fim, o Simão Tristão deixou de comer doçarias e as suas dores de barriga passaram.
Esta história foi o ponto de partida para um debate na turma sobre a importância de fazermos uma alimentação saudável.
Aprendemos que os alimentos têm energia que pode ser boa ou má. Os alimentos que fazem parte da roda dos alimentos têm energia saudável. Pelo contrário, os alimentos com energia má estão repletos de açúcar e gordura.Também aprendemos que um alimento menor pode ter mais energia do que um alimento maior.

Aqui ficam alguns registos fotográficos da atividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário