Ciência cidadã: BioRegisto
Um novo ano letivo começou e, mais uma vez, estamos de volta às aventuras do BioRegisto!
A área envolvente da nossa escola está cheia de vida e é um poço de surpresas! Num espaço relativamente pequeno podemos encontrar um mundo de seres vivos. No dia vinte e dois de setembro, fomos brindados com uma aparente minhoca preta. Mas ela tinha muitas patas pequeninas… Será mesmo uma minhoca? Não nos parece…Estamos à espera da resposta. No dia seguinte, encontrámos um pequeno ninho de vespas laboriosas. Eram lindas, pretas e amarelas. Depois de atualizarmos os nossos dados de turma, submetemos estas duas observações na plataforma de ciência cidadã, chamada BioRegisto.
Sabiam que o BioRegisto CMIA pode ser uma ótima ferramenta pedagógica?
- Permite-nos conhecer o património natural local e nacional;
- Permite-nos desenvolver a capacidade de observação e o espírito crítico;
- Permite-nos ganhar autonomia e desenvoltura no uso das ferramentas digitais;
- Permite-nos aprender, em grupo e com a restante comunidade de observadores, partilhando experiências.
Com a identificação da espécie, habitat, comportamento e caracterização do ser vivo observado, como sendo animal, planta, fungo ou líquen trabalhamos conteúdos de Estudo do Meio.
Através dos itens de localização espaciotemporal da observação, trabalhamos Estudo do Meio aliado à Matemática. Desenvolvemos as noções de tempo, espaço e itinerários, quando temos que recordar os passos que demos, o que estávamos a fazer, o local exato onde fizemos o avistamento, o dia e a hora. Com a Matemática contabilizamos o número de indivíduos e até admiramos padrões e regularidades ao nível da cor, textura e revestimento dos seres vivos.
No fundo, o BioRegisto também pode funcionar como uma ferramenta de Apoio ao Estudo e de Tecnologias da Informação.
O melhor de tudo?
Divertimo-nos a aprender e desenvolvemos capacidades de trabalho, para além das aprendizagens essenciais. Diversificamos as metodologias de ensino-aprendizagem para esta ser mais motivadora.
Nós adoramos submeter as observações com a ajuda do quadro interativo e já nos deixamos invadir por este “bichinho-do-saber”. Com este treino, apurámos a nossa visão e capacidade de descoberta, tornando-se mais fácil, de dia para dia, reparar em coisas diferentes.
Participar no BioRegisto foi uma das nossas atividades preferidas do ano letivo anterior.
Visitem a página, através do endereço que vos deixamos e consultem as nossas descobertas.
E, quem sabe, também tu te tornes num ávido observador e cientista cidadão.
Turma A3A – Escola Básica de Arcozelo
Sem comentários:
Enviar um comentário