segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Atividades Equestres na Quinta de Pentieiros

 No dia 13 de novembro, a turma A3B, deslocou-se à Quinta de Pentieiros no âmbito do projeto “Atividades Equestres”.

Neste dia, foram conhecer informações sobre o burro de Miranda. Os alunos estavam muito entusiasmados!

Quando chegaram à quinta, foram recebidos pela Sara, que é uma técnica muito simpática. No início, a Sara conversou com os alunos para descobrir o que eles já sabiam sobre o burro de Miranda. Depois, transmitiu-lhes algumas informações e explicou algumas palavras que os alunos não conheciam e queriam saber.

Os alunos ficaram a saber que o burro pertence à raça Asinina de Miranda distingue-se da restante população asinina pelas suas características de pelo, orelhas desenvolvidas, beleza, comportamento e função. São animais empregues em tração, sela e carga. Atualmente, são muito utilizados em atividades de turismo, pedagógicas, terapêuticas e atividades de manutenção da biodiversidade. Ficaram, também a conhecer algum vocabulário, como, “volteio”, “maneio”, “estábulo” e “picadeiro”.

De seguida, os alunos, à vez, realizaram o maneio do burro, escovaram o pelo e alimentaram-no com feno, no estábulo.

No final da atividade, aconteceu o que todos tanto desejavam: passear no burro, que se chama fazer o “volteio” no picadeiro. Colocaram na cabeça um chapéu de equitação, a Sara colocou uma sela no dorso do burro e depois, um de cada vez, subiram para a sela e deram uma volta no picadeiro. Apesar de estarem um bocadinho nervosos, pois iam passear no burro pela primeira vez, todos adoraram e queriam repetir!

Foi uma manhã muito bem passada, em que os alunos aprenderam e se divertiram imenso!



Sem comentários:

Enviar um comentário