sábado, 6 de janeiro de 2024

Nós e a Natureza: O Canetão “Cabelão”

             Olá a todos! Somos os alunos da turma A1B e resolvemos mostrar-vos o nosso “Canetão”, o Cabelão.

Sabem, como é que tudo começou?

No Verão, a Staples resolveu colocar um desafio nas suas redes sociais para quem quisesse adquirir um canetão gratuito para a sua escola. A professora tentou a sua sorte dando o nome da Escola Básica de Arcozelo, mal sabia ainda quem seriam os seus alunos.

Infelizmente, mais tarde, recebeu a informação que a escola não poderia ser contemplada porque foram muitos os pedidos e o número era limitado.

Nas aulas da nossa Oferta Complementar, que se chama “Nós e a Natureza”, quando ela nos contou o que tinha feito logo decidimos que podíamos fazer um à nossa maneira. Como já temos o hábito de separar lixos e recolher rolhas, tampas e outros materiais para aproveitar e que colocamos em garrafões de plástico, pensámos que seríamos capazes de construir um canetão com desperdícios.

Depois disto, deitámos mãos- à -obra!

Cada aluno fez um desenho/projeto com ideias para um “Canetão”. A seguir, teve de o apresentar dando ideias de que materiais poderiam ser utilizados e explicando pormenores da estrutura que tinha desenhado.

Entretanto, ao ouvir tantas ideias, ficámos com uma noção de que materiais deveríamos começar a juntar e quais já tínhamos na escola.

Não sei se sabem, mas na nossa escola temos uma tradição e filosofia de aproveitar muitas coisas e fazer trabalhos e decorações com desperdícios.

Etapa por etapa, fomos acrescentando elementos até concluirmos a nossa construção.

No final, em grupo, elaborámos um pequeno texto informativo e de apresentação para acompanhar o canetão “Cabelão”.

O Canetão é uma ideia original da Staples. A ideia não é nossa, mas inspirámo-nos numa boa ideia e resolvemos adaptar.

Quando terminámos o nosso miniprojeto, colocámos todos os resíduos que já tínhamos recolhido na sala e resolvemos colocá-lo no corredor de acesso à Biblioteca Escolar para que mais estudantes possam ter acesso.

Assim, qualquer um de nós pode contribuir. Depois, basta levar os desperdícios recolhidos para um Canetão num ponto Staples mais próximo ou que nos fique de caminho.

Vejam lá se o Cabelão não ficou estiloso! 

Turma A1B (2023-2024)
Oferta Complementar “Nós e a Natureza”
e Cidadania e Desenvolvimento

Sem comentários:

Enviar um comentário