sexta-feira, 17 de abril de 2015

Projeto "Agricultura Familiar"-Turma A3B

Visita à Escola Profissional Agrícola de Ponte de Lima

No dia 10 de abril fui, com a minha turma, visitar a Escola Profissional Agrícola, em Ponte de Lima.
      Entrámos no portão e em primeiro lugar fomos para um lago ver os peixes, as rãs e os sapos. A nossa professora tirou-nos fotografias e fez-nos algumas perguntas.
     A seguir fomos para uma adega onde estavam senhores e senhoras a trabalhar. O professor e a professora, dos alunos que estavam lá, explicaram-nos como se fazia o vinho branco e o vinho tinto. Os meninos puseram as garrafas de vinho em cima de uma máquina. Uma senhora pôs rolhas nas garrafas e rótulos. A máquina colou as rolhas e os rótulos nas garrafas.
        Depois vimos meninos a fazer educação física, no campo de futebol.
        Também vimos vacas de várias raças, grandes, médias e pequenas. Nós até lhes demos palha e fizemos miminhos.
         As ovelhas estavam no campo a pastar e à noite vinham para a sua corte.
         Lá nos campos e na adega, trabalhavam muitas pessoas.
      Dentro das estufas havia muitos legumes, como por exemplo: couves, alface, tomate, nabos, pepinos, cebolas, cenouras ervilhas… Uma senhora que trabalhava lá até nos deu um vaso com salsa.
      Depois das estufas vimos uma avestruz das grandes, porcos grandes, pequenos e médios. Uma porca tinha muitos filhotes, mas eles morreram e só ficou um.
A manhã foi passada na Escola Profissional Agrícola e eu gostei muito.

Rafaela

Visita à Escola Profissional Agrícola de Ponte de Lima

No dia dez de abril, sexta-feira, fizemos uma visita à Escola Profissional Agrícola de Ponte de Lima.
            Juntamente com a nossa professora começámos por lanchar no recinto da igreja de S. Bento.
            Em seguida dirigimo-nos para a Escola Profissional Agrícola de Ponte de Lima, onde estava uma senhora chamada Joana, que foi a nossa guia.
            A nossa visita começou por visitar um lago, construído pelos alunos dessa escola. Nesse lago havia vários peixinhos e algumas rãs.
            Achei importante visitar a adega, pois estava lá um senhor, acompanhado por alguns alunos, que nos explicou como era feito o vinho.
            Para mim também foi muito agradável ir às estufas, pois nunca tinha entrado em nenhuma estufa. Nelas tinham plantado alface, couves, nabos, salsa, etc. Assim esses legumes estão protegidos de tempestades anormais.
            Mas o que eu mais gostei foi ir de ver os animais. Vi ovelhas, porcos grandes e leitões, vacas e vitelos e eu até dei palha a comer a um vitelo.
            A escola teve a simpatia de nos oferecer um vaso com salsa, dentro de um saquinho.
            Assim foi, esta visita maravilhosa!

Marta

Visita à Escola Profissional Agrícola de Ponte de Lima

Dia 10 de abril, sexta-feira, a minha turma foi à Escola Profissional Agrícola de Ponte de Lima. Quando lá chegamos, estava uma senhora à nossa espera.
    Primeiro fomos visitar um tanque que foi construído por alguns alunos. O tanque estava cheio de água e tinha peixes e rãs. Eu só consegui encontrar duas rãs.
     Em seguida, fomos a uma adega ver como se faziam rótulos para garrafas. Vi e aprendi como se colocavam os rótulos.
    Depois fomos visitar a casa das vacas. Aprendemos que as vacas, ao fim da tarde, passam por uma máquina para verem se elas comeram tudo. As que comeram tudo não comem mais e as que não comeram tudo podem acabar de comer. Ainda aprendemos que as vacas quando parem são postas num sítio cheio de palha, separadas umas das outras. A senhora também nos disse como se tirava o leite às vacas.
   Como estava a chover, tivemos que esperar, um bocado, que a chuva passasse.
     De seguida fomos ver diferentes tipos de plantas: couves, alfaces, nabos… Até nos deram salsa para nós plantarmos em casa.
     A minha professora mostrou-nos a casa das ovelhas. Eram postas a pastar e à noite iam para a sua casa.
       Vimos uma avestruz muito grande e bonita.
       Por fim fomos à casa das porcas. Vimos porcas prenhas e porcas paridas, com os filhos à sua beira. Aprendemos que quando uma porca pisa os seus filhotes tem que ir para uma máquina.
       Adorei esta visita!
Mariana

Visita à Escola Profissional Agrícola de Ponte de Lima

Hoje eu, os meus amigos e a minha professora fomos à Escola Profissional Agrícola de Ponte de Lima, em vez de irmos ao Museu dos Terceiros.
   Primeiro tivemos de lanchar e a seguir tivemos de esperar pela professora Joana, que trabalha no Museu dos Terceiros.
  Quando entrámos, a professora Joana disse-nos que os meninos que estudam lá tiveram que arranjar a escola inteira.
    Logo na entrada do portão tinha as salas de aula e à frente tinha um lago e foram os meninos que o fizeram. No lago tinha nenúfares, peixes e rãs e por cima do lago havia uma ponte.
   Fomos ver outras coisas e encontrámos máquinas para fazer exercício e também vimos um campo para os alunos fazerem exercício físico.
   Mais à frente havia uma adega e nós entrámos. Estavam lá meninos a trabalhar e um professor explicou-nos como se fazia aquele tipo de trabalho.
     Depois disso, passámos por um campo onde as vacas iam comer ervas.
    A seguir fomos ver uma vacaria. Tinha lá muitas vacas. Quando chegámos ao fim da vacaria, a Joana começou a falar sobre as vacas e uma vaca começou a fazer cocó.
     Fomos ao sítio das plantas e lá deram-nos um pezinho de salsa e um saco.
    Depois fomos ver os porcos e havia lá porcas que ainda iam ter filhinhos e porcas que já tinham os seus filhinhos.
     A seguir fomos ver uma avestruz, só que como ela não vinha para a nossa beira, fomos ver as abelhas, nas suas colmeias a fazerem o mel.
     Por último fomos ver cogumelos que estavam a ser cultivados, no meio da palha, em sacos. Passámos por uma ponte, despedimo-nos da professora Joana e fomos embora para a escola.
   Gostei muito da visita à Escola Profissional Agrícola de Ponte de Lima e espero ir lá outra vez.