terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Visita à Biblioteca Municipal de Ponte de Lima

No dia 22 de janeiro a nossa turma, juntamente com a turma A3B, foi à Biblioteca Municipal. Desta vez a vila pareceu diferente porque, pelo caminho, reconhecemos alguns exemplos do património histórico local de que falamos nas aulas de estudo do meio como a estátua de D. Teresa, os Paços do Marquês ou Paço do Alcaide, a Torre da Cadeia, vestígios das antigas muralhas medievais, a Ponte Romana-Medieval e a Igreja Matriz. Mas a razão que nos levou a Ponte de Lima foi outra: fomos assistir a um teatro de sombras com o título “Tino Tonto”.
A história falava de um rapaz mandrião que passava os dias sem fazer nada, até que a sua mãe lhe disse que tinha que arranjar um trabalho. Nos dias que se seguiram ele experimentou vários trabalhos diferentes, mas fez asneira em todos e, pior ainda, estragava ou perdia tudo o que lhe davam como pagamento pelo trabalho de cada dia e a sua mãe estava cada vez mais desiludida.
Finalmente foi pedir trabalho ao coveiro. O Tino escavou tanto e tão fundo que o coveiro ficou impressionado com seu trabalho e deu-lhe um burro de recompensa para que, no dia seguinte, não demorasse tanto tempo no caminho. Como a última indicação da sua mãe tinha sido que deveria ter carregado o saco de farinha às costas, o Tino pôs o burro às costas e preparou-se para o carregar até casa.
A filha do coveiro, que era muda, ao ver o Tino a carregar o burro começou a rir-se à gargalhada e riu-se tanto que desatou a falar para dizer que achava o Tino muito engraçado. O pai da rapariga ficou tão contente que pediu ao Tino que ficasse a viver com eles. Assim, o Tino, para além de ter conseguido emprego, encontrou também uma rapariga que gostava dele como ele era.
As partes da história que mais nos divertiram foram aquelas em que o Tino fazia disparates ao trazer para casa os pagamentos dos seus trabalhos. Fartámo-nos de rir e, no fim, ainda nos deixaram experimentar as sombras chinesas. Gostámos muito desta visita e, desta vez, até nos portámos bem!


 A turma A3A






Desenho elaborado pela Naiara


Sem comentários:

Enviar um comentário